VIAGEM: Conheça o Museu Marítimo da Estônia
Poucos sabem das terras estonianas ou de suas origens, mas se você é mais um estudante encantado pelo "finlandês 1.0", louco por museus ou pela vida marítima, certamente vai ter interesse em conhecer o fantástico Estonian Maritime Museum, na clássica Estônia.
Foto: VisiteEstonia
Torre Margaret Fat (Paks Margareeta)
Aparentemente, o Paks Margareeta e seus museus podem não parecer tão interessantes, mas se andarmos um pouco adiante, perceberemos seu interior.
O Museu Marítimo da Estônia (MME ou EMM) está localizado ali, pertinho da torre Margaret Fat, da conhecida cidade de Tallinn. Ele apresenta uma rica construção de toda a história marítima do país e de outros vizinhos como Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha e até alguns outros. Além das ligações com pesca, outras áreas do museu são reservadas para portos de hidroaviões, onde os navios são apresentados.
Foto: Sea Breezes
Hall principal
Ao ver essa última foto, você provavelmente se enganou sobre o espaço e seu tamanho. Sim, ele é enorme! E como a Estônia fica próxima ao oceano, é cercada por águas e é claro que sua história teve influência do mar.
Embora países nórdicos e urálicos sejam vistos por meio de estereótipos como desatualizados, não-modernos ou não-equipados apenas pelo fato de suas origens vikings, isso não é verdade. É fato que eles ainda guardam muitos resquícios vikings, incluindo monumentos, cânticos, e tudo que há ligação com a arte e cultura. Mas em contrapartida, embora valorizem suas histórias e ainda tenham grande ligação com a natureza, também vemos grandes investimentos em tecnologia e arquitetura moderna, fazendo com que haja um equilíbrio entre natureza e avanço tecnológico.
Foto: Sea Breezes
Seaplane Hangars - Tallinn
Não só para contar histórias de pescadores vikings ou de qualquer coisa do gênero, o museu também está lá para retratar diversos períodos militares e suas construções para a guerra. De tanques a submarinos potentes, o lugar possui até mesmo invenções de agora, do século XXI, para serem comparadas com as antigas.
Foto: Sea Breezes
Lembit (1944 - 1991)
Nos submarinos, é possível ver o nível de preservação dos estonianos em relação aos itens que compõem sua história: até mesmo os quartos separados de secretários do estado, marinheiros e capitães foram mantidos. Não só os quartos, mas acreditem: até a sala de estar!
Foto: Sea Breezes
Sala de Estar dos Oficiais
Além disso, toda a decoração restante é personalizada e tematizada de acordo com os mares: as luzes azuis, as águas e até mesmo as medidas dos objetos e dos submarinos são destacadas nos "mares artificiais" do local. É espetacular.
Foto: Cross Inovation - Europe
Lennusamad
Confira algumas das diversas exposições mais recentes:
EML Lembit: uma classe de submarinos Kalev da Segunda Guerra Mundial (está presente em todas as fotos anteriores, incluindo a da sala de estar).
EML Grif: a classe Zhuk de barcos de patrulha.
EML Kalev (M414): um navio de guerra de minas classe Frauenlob.
PVL 105 Torm: um barco de patrulha classe Storm (Tempestade), usado pela guarda costeira.
Suur Tõll: um navio quebra-gelo construído em 1914.
Veja também as exposições anteriores:
Marinha Estonian;
EML Olev (M415);
EML Vaindlo (M416).
Foto: Cross Inovation - Europe
Koko Sea
Se você se encanta por mar e adora a Estônia, ou só quer mais um roteiro turístico, aproveite! É uma opção e tanto.
Confira alguns sites para maiores informações e par aconhecer outros museus marítimos estonianos:
Avaliações no TripAdvisor
Espero que aproveitem a viagem ao máximo!
Cya!
Comentários
Postar um comentário