Profissão e Professor

Hoje parece que o dia não vai me ajudar muito.
Acordei bem cedo,e não tive muita coragem para me levantar,mas tive que correr rapidamente até o portão,para atender algumas pessoas.
Que vontade de voltar e me deitar na cama novamente...
Mas,infelizmente,não pude.
Esse não é o pior dos problemas.
Sabe quando você tem uma tarefa que a cada dia que passa vai acumulando cada vez mais,só que você não tem vontade,coragem nem tempo para fazer?
É...é difícil...estou com uma tarefa assim...
Outro dia,eu estava pensando na profissão que realmente vou escolher...
Me passou pela cabeça milhares de profissões,umas que são aparentemente fáceis,outras difíceis...    Mas acho que nada é totalmente difícil se a pessoa gosta do que faz.
Pensei em Engenharia Química,que já havia pensado muitas vezes. Pensei em Arquitetura e até em Perícia Criminal... Diversas profissões,VIDAS diferentes...
Mas... teve uma profissão que realmente parei para pensar muuuito...
Professor!
Minha vida toda eu escuto uma hora (ou várias,dependendo do mestre),um professor dizer para ninguém escolher tal profissão,porque "enche o saco"...
Mas eu sempre vejo a alegria que eles têm no ano inteiro,tirando algumas vezes.
Não sei se posso dizer que é ALEGRIA,mas é algo que move,algo que faz com que eles não parem de explicar e explicar BEM.
Porque,se fosse só por DINHEIRO,eles explicariam de qualquer jeito e pronto. Mas não... tem aquela preocupação de "o que meus alunos vão ser no futuro?"... Isso é uma das coisas que,com certeza,na maioria dos casos,move um professor.
Eu acho isso simplesmente incrível...
A preocupação do professor para com o aluno...
Um bom professor não é o professor que se acha 100% acima dos alunos... Um bom professor,é aquele que ENSINA para os alunos e APRENDE com eles também..
Mas não podemos nunca ver só um lado. Temos o lado do aluno também. Não me acho uma aluna ruim. Me considero uma boa aluna: faço minhas lições,minhas provas,meus trabalhos,e tiro notas boas. Nunca tirei uma vermelha (com exceção de um 4,5 na terceira série porquê errei o gabarito,afinal,sou desastrada mesmo,mas acho que isso não vem ao caso).
Considero pessoas assim como bons alunos. Mas não só isso.. Não acho que adianta fazer lição e trabalho sem entender. Tem que ENTENDER,e para ENTENDER,temos o PROFESSOR,para explicar...
Um bom aluno também ajuda a ensinar os outros que ainda não entenderam. Um bom aluno também participa,dá a sua opinião,é crítico...e também tem que ter respeito,afinal,qualquer pessoa deve ter respeito (pena que nem todas se lembram disso).
Acho que ser professor é uma "tarefa difícil" para todos,mas impossível para os que não querem.
Porque,qualquer profissão,para ser um bom profissional em qualquer área,tem que GOSTAR,tem que QUERER...
E também tem que ter paciência.
Pois conheço professores que não têm um pingo de paciência,e acham que já nascemos sabendo tudo que eles sabem. Tem também os que nem explicam (acho ridículo,pois faz parte da profissão deles e são pagos para isso,com exceção de alunos que não estão nem aí e depois pedem explicação e acham que o professor é obrigado a dar explicação para alunos que estavam conversando e tirando foto durante a aula).
Tem também o tipo de professor "CTRL C + CTRL V"  (isso aí,só copia e cola),passa texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto (...),dois exercícios,texto,texto,texto, (não explica nada,só vai passando texto e um ou dois exercícios) e de repente,PROVA!
E ainda querem que os alunos tirem 10.
Trágico!
Se eu fosse professora,ia ser uma professora justa. Sem essa história de texto e prova e sem explicar nada o ano inteiro. Ia explicar TUDO que me perguntassem,por mais que eu estivesse de "saco cheio" pelos meus problemas pessoais ou pela sala. Mas não ia explicar de novo para gente que não está ligando para o que estou explicando. Para os alunos que estivessem prestando atenção,eu ia explicar milhões de vezes até que eles entendessem. Mas para os que estivessem ouvindo música e pintando as unhas durante a explicação,ia morrer pedindo explicação,porque,explicar 10 vezes e nas 10 vezes o aluno estar tirando foto ou vendo "quem é o(a) garoto(a) mais "gatinho"(a) da sala",acho sacanagem ter que explicar mais uma vez,se é que vai prestar atenção nessa última vez.
Enfim,ia ser assim. Ia fazer minha parte. Fazer meu trabalho,com gosto. Porque,se seria essa minha profissão,não importa,ia fazer tudo bem feito.
Tudo bem que ia me cansar,afinal,todos somos humanos,nos cansamos uma hora. Mas ia ganhar forças para continuar... por causa dos alunos. Acho que não tem profissão mais ...perfeita do que ser professor. Você pode contar com os alunos,você pode ensiná-los e aprender com eles também,você pode saber de tudo que está acontecendo com eles...
Ensinar...ahhh...acho que ensinar e ser professor tem uma diferença... Ser professor é ensinar mas ter paciência,ter atenção e calma... Acho que essa é a única (ou uma das poucas) profissão que posso dizer: TEM QUE TER DOM!
Não basta se matar de estudar e não ter paciência para transmitir seu conhecimento para outras pessoas.
Professor,profissão... Essas duas palavras não se parecem um pouco?
TODA profissão,para alguém ser um PROFISSIONAL,tem que passar por um PROFESSOR..
Professores não formam simplesmente alunos... formam cidadãos melhores (ou piores... em alguns casos...),e são quase como pais secundários,pois muitas vezes passam tempo com os alunos muito mais do que com seus próprios filhos...
Acho que é isso... Eu admiro essa profissão...e ACHO que mais tarde vou seguir essa "área"...
Agora o dilema é saber:
"PROFESSORA DO QUE?"
Aí eu já não sei responder... Talvez de Língua Portuguesa (hm,não,não,acho que não,gosto bastante mas tem suas complicações piores que matemática,já aviso aqui que de matemática não serei nunca), de Química (acho que se eu escolhesse Química ia me tornar "o pesadelo dos alunos"...),de Filosofia (posso pensar,gosto muito,mas acho que não...) , de História (adoro,mas não sou boa na parte das "datas",tenho memória fraca para números sobre anos,dias e meses..) , enfim,talvez uma dessas,ou nenhuma.
Ainda acho que vou virar professora de vento...
                                                                             Um dia eu ainda vou conseguir me decidir sobre isso.

Comentários

Postagens mais visitadas