ARTE: capital paulista encarada sob olhos húngaros: qual o resultado?
Uma notícia divulgada pelo pessoal do Catraca Livre acabou me deixando interessada hoje cedo.
Trata-se de um vídeo e uma série fotográfica que mostram como a Grande São Paulo é vista sob o olhar de estrangeiros - uma húngara, no caso, chamada Tünde Albert, que vive na cidade há dois anos. Ela diz que é apaixonada pela cidade, e que desde que chegou por aqui, sempre quis desvendar todos os mistérios, considerando tudo como "grande, intenso, difícil e louco", assim como muitos brasileiros já classificam nosso estilo de vida paulistano.
Confiram o vídeo!
Legendado em Português
Vídeo oficial (húngaro sem legendas em português)
Tünde ressalta a importância de São Paulo no mundo, sendo a 10ª cidade mais rica. Comenta aquilo que todos sabemos: São Paulo não para, e por isso também é considerada a cidade brasileira do trabalho. Ressalta, ainda, que possuímos uma vasta diversidade cultural - e isso é fato. Recebemos pessoas do mundo todo todos os dias, e elas se integram ao povo brasileiro como sendo um só. Apesar da existência de pequenos e grandes bairros específicos de algumas nacionalidades, como é o caso da Liberdade, todos são livres para qualquer brasileiro ou estrangeiro.
Ela aborda também a questão histórica da cidade, e diz que é extremamente rica. Conta alguns fatos relacionados à imigração europeia, e ainda cita o fato de São Paulo ser a segunda maior colônia japonesa do mundo - e só esqueceu de citar que é a maior fora do Japão. Além disso, grande parte dos italianos, portugueses, espanhóis, alemães e sírios também acabou no solo tupiniquim paulista. E claro, também temos os húngaros.
De forma bem artística, poética e sutil, Tünde conta um pouquinho sobre a história e sobre o cotidiano da Grande SP.
:D
Comentários
Postar um comentário