CULINÁRIA: chocólatras de plantão: conheçam a fantástica fazenda de choco... - cacau!

Provavelmente você já viu algo sobre a Fantástica Fábrica de Chocolate, um filme clássico que retrata um lugar todinho com as delícias que todos já desejamos. Mas duvido que já tenha visto uma fazenda todinha voltada para a produção de chocolate, com milhares de plantações de cacau. Quer conferir?

"Fazendas de cacau e produtores de Ilhéus estão fazendo chocolate – de marca própria ou com terceiros. Pelo menos cinco grandes propriedades da região cacaueira já deixaram de ser apenas fornecedoras de cacau e estamparam seus nomes nos rótulos de barras e tabletes de chocolates vendidos no Brasil e no exterior. É o caso de M. Libânio, Juliana, Sagarana, Riachuelo e João Tavares.
[...]
A fábrica ainda modesta – mas em expansão – tem capacidade de produção de 100 quilos mensais. “A gente quer desenvolver um chocolate com terroir próprio da Mata Atlântica”, conta Mororó. Seus chocolates vão mudar de nome em breve, a marca passará a se chamar Mendoá.
Os chocolates que estão mudando a cara de Ilhéus são o resultado evidente do esforço de fazendeiros e pesquisadores locais para superar a vassoura de bruxa, praga que devastou a lavoura de cacau da região nos anos 90. Para resistir à doença, fazendeiros mudaram suas plantações e adotaram o uso de tecnologia genética e empírica para produzir árvores e frutos mais resistentes. Fazendas inteiras foram renovadas a partir do cruzamento de espécies que deram novos frutos com novos sabores."

(texto pelo Estadão)
Além disso, é válido ressaltar que mesmo com todo esse trabalho (relaxa, você vai conferir passo a passo em breve), o preço do cacau caiu muito e foi necessário produzir mais e melhor. 

                                                              Fruto. 
O francês Stéphane Bonnat com cacau na Fazenda M. Libânio. A produção de cacau fino começa na colheita: os frutos têm de estar maduros e íntegros, sem furos ou quebras e não devem esperar muito para entrarem no cocho de fermentação. FOTOS: João Milet Meirelles/Estadão.

Fermentando. 
O processo é feito em duas etapas: a primeira, que libera sabores;  e a segunda, que diminui a quantidade de bactérias. Nos cochos, as temperaturas chegam até próximo dos 50°C e precisam ser controladas para não estragar as amêndoas que entrarão nos chocolates.

Tradição.
 Na Boa Sentença, as amêndoas gourmet são secas à maneira antiga; diretamente ao sol sobre o teto das casas de fermentação, reviradas regularmente para manter a uniformidade e com muito cuidado para que não se partam durante o processo.

FRUTOGLEBAS: com a intenção de reduzir pragas e vassoura de bruxa, começou com enxertos de pés resistentes a pragas semelhantes. Mais de centenas de combinações de letras e números dão nome ao cacau, sendo mais de 500 variedades deste na região.

E claro, no final, em barrinha:

Curtiu?? :D

Além da super fazenda, há também a incrível fábrica da Cacau Show, visitada recentemente pelo apresentador Luciano Hulk. Confira uma fotinho super interessante:


E aí, dá ou não dá vontade de comer tudinho? :--P



Comentários

Postagens mais visitadas