CULINÁRIA: um sonho que não é sonho - conheça o tal de semla
Hmmm, é um sonho? Não!
Na Suécia é comum não no café da manhã, mas no cotidiano escandinavo (principalmente depois do natal), comer semla, que é uma espécie de "sonho" aqui no Brasil. Aparentemente é muito apetitoso, embora possa soar um pouco sem gosto para nós brasileiros. Há várias versões: com canela por cima, de vários sabores, mas o mais comum você encontra em toda padaria. São bem recheados, ainda que o sabor não seja forte, e é comum brasileiros de primeira viagem e usarem garfo e faca para conseguirem cortar o pão ao meio, já que ele é alto e realmente vem acompanhado de um garfinho, mas os suecos também preferem comer com as mãos para evitar desastres.
olha a carinha de quem está pedindo...
Ele é comumente recheado com massa de amêndoas e chantily, muito chantily. Mas relaxa, o chantily não fica tão enjoativo, pois na verdade não é doce. O doce vem principalmente das amêndoas, é por isso que muitos brasileiros acabam não achando muito saboroso, pois assim como os doces japoneses, não há tanto açúcar em todos os ingredientes como nós estamos acostumados por aqui no Brasil.
aqui você consegue ver melhor a massa e a cobertura interna.
A história do semla é bem interessante, pois ele já foi a única fonte de alimentação em outros tempos, e foi daí que surgiu a criatividade de colocar amêndoas em buracos da massa, além de colocar vários tipos de cremes. Segundo a Mariana Pellegrino, autora de uma das fotos, após a Reforma Protestante, o semla era consumido toda terça-feira durante a Quaresma.
Atualmente, é comum que seja consumido, como dito anteriormente, principalmente depois do natal, em qualquer dia.
Mas aí você pensa: seco assim, sem nada para acompanhar? Claro que não. Os suecos também costumam comer o semla acompanhado de café ou tigela de leite (quando é com a tigela de leite, chama-se Hetvägg).
Hetvägg
Espero que tenham gostado! Aproveite muitos semlor! rsrs :--D
Comentários
Postar um comentário