VIAGEM: conheça Veneza e sua possível separação da Itália
Entrando um pouco na área de Política: nessa semana, 2,1 milhões de italianos votantes residentes de Veneza votaram a favor da separação de Roma. Foi um total de 89% da população, com pesquisas indicando 65% de apoio.
Apenas 257 mil optaram negativamente. Mas o referendo, por sua vez, não tem poder constitucional imediato, e não aprovou nem um pouco a ideia dos italianos. Roma também considera a consulta ilegal.
Porém, com tantos votos a favor, as autoridades locais escreverão um documento solicitando a independência, que será enviado ao governo para análise e discussão.
Seria o início de uma possível guerra pela independência? Provavelmente não. Com debates, provavelmente Roma entrará em um acordo jurídico válido.
Um grupo separatista já existe desde 1970, intitulado Liga Veneta. Este, porém, não agiu contra o governo romano em momento algum.
Os motivos da separação são embasados em períodos de glórias e prosperidade da cidade. Além disso, os residentes afirmam que esta já fora tomada diversas vezes, tanto por Napoleão, como pelo império austríaco e, posteriormente, pela república italiana. Além disso, fatores econômicos como o envio de 71 bilhões de euros em impostos e somente 50 bilhões de euros retornados são razões relativamente sólidas. Além disso, algumas crises trabalhistas também são enfrentadas por italianos que acabaram desempregados por conta de áreas mais pobres da Itália, entre o norte próspero e as dificuldades sulistas.
Sobre crises: http://www.liberoquotidiano.it/news/italia/11572674/De--Manzoni--cittadini-stufi.html
Comentários
Postar um comentário