VIAGEM: home sweet home - o que é um lar?


É difícil compreender o que é um lar até que você toma a iniciativa de sair dele, da sua zona de conforto habitual. Até então, encaramos como lar a nossa casa, o nosso quarto, o lugar onde nos deitamos para descansar, onde podemos tomar banho, onde podemos almoçar. Mas um lar é, certamente, muito mais que isso. Um lar é um lugar onde tudo é nosso, um pouco de cada um, um pouco só seu, um pouco de tudo. É o lugar onde você se sente bem. Mas não é bem o lugar que faz de uma casa um lar. São as pessoas.
Viajamos milhares de quilômetros para esquecer problemas, paixões perdidas e corações arrasados. Mas não importa o lugar, não importa a distância, pois sempre na calada da noite, nós nos lembraremos de quem amamos. É aí que bate a saudade, a vontade de chorar, de voltar para casa... Seu lar não é, necessariamente, onde você nasceu. Não é também só onde você cresceu. É onde estão as pessoas que realmente cuidaram de você, te deram carinho, atenção e te amaram verdadeiramente - e sem pedir nada em troca além da sua presença. Está tudo bem em ser brasileiro, mas ter um lar na Alemanha. Você pode viajar ao redor do mundo, mas sempre terá um lugar para retornar - não para um país ou uma velha cidadezinha, mas para alguém.
É para alguém que retornamos. É por alguém que viajamos. Seja para esquecer ou para visitar. Seja para amar ou para desprezar. Somos muito apegados aos lugares, principalmente às viagens. Certas vezes, percorremos o mundo todo para descobrirmos, no final de um dia qualquer, que o melhor lugar para ficar era ali, do lado de quem se ama.
Viaje, viaje, sim! Conheça pessoas, conheça culturas, conheça mundos! Se puder levar ou ir junto, vá! Leve! Mas se não puder, tenha cuidado para não esquecer aquilo que realmente importa. Pois podemos perder nosso lar enquanto buscamos incansavelmente por ele.


Lembre-se sempre da música Home: "home is wherever I'm with you". :--D

Comentários

Postagens mais visitadas