Eleições na Indonésia - confronto entre nova geração e velha guarda

Com duas personalidades e discursos muito diferentes, as atuais eleições pela presidência na Indonésia têm mantido um confronto entre gerações, de candidatos completamente diferentes. Joko Widodo, de 53 anos, é um empresário de sucesso que entrou na política pela via municipal e chegou a governar Jakarta. Ele é considerado o rosto da independência, da atualidade, da juventude e da renovação. Já seu adversário, Prabowo Subianto, designa um perfil mais conservador, sendo um antigo general - considerado um "homem forte" e de precisão no que faz, representando a velha guarda que manteve sua influência política depois do colapso do regime autocrático de Suharto e outras ditaduras que ocorreram no país.

Foto: Público.PT
Preparativos para os locais de voto da eleição indonésia a nível presidencial

Embora os dois tenham muitas diferenças em campanhas, propostas e perfis pessoais, alguns comentadores políticos perceberam semelhanças entre os concorrentes, como por exemplo a utilização de retóricas nacionalistas para a defesa de políticas econômicas que o país tem enfrentado, ataques à corrupção do sistema e estabelecimento de novas proteções sociais aos que possuem menos bens.

Foto: Metal Sucks
Joko Widodo e sua "carismática" jovem... aqui é só roque paulêêêra, rapá!

Widodo é visto como uma espécie de Obama da Indonésia, justamente pela sua personalidade dinâmica, carismática, idealista, sonhadora e livre. Além disso, é o primeiro candidato indonésio a não pertencer a alguma elite, fileira militar ou classe alta. Já Subianto é filho de um importante economista e ministro, ex-marido de uma das filhas de Suharto (comandante das forças especiais do Exército), e também já foi candidato em 2004 e 2009.

Foto: asmartrock.wordpress
Prabowo Subianto no "militar style"

Ainda que sejam completamente diferentes, as pesquisas de voto têm indicado ambos com grandes referências e possibilidades de voto. Nas últimas três pesquisas de intenção de voto, ambos ficaram empatados em preferência da população. E não são poucas pessoas: a Indonésia tem 187 milhões de eleitores. Para a leieção realizada na quarta-feira, dia 9, foram instalados 488 mil locais de voto no país. Os resultados estarão disponíveis dia 21 de julho, de acordo com a matéria correspondente no jornal Público de Portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas