Habitantes de Gaza satirizam o 'desafio do balde' trocando água por escombros

Em meio à situação crítica em que Gaza se encontra, diversos habitantes do local como o jornalista palestino Ayman al-Aloul e contribuintes de outras áreas como o comediante Mohammed Darwaza, da Jordânia, resolveram aceitar o 'desafio do balde', que consiste em jogar um balde d'água caso o indivíduo não pague a doação prevista, porém de um modo diferente.

Com o intuito de passar adiante as informações sobre o conflito que atinge os palestinos, estes resolveram criar o Rubble Bucket Challenge ('Desafio do Balde de Escombros'), uma versão que consiste em jogar baldes de detritos de areia e restos de construções que foram atingidas por ataques israelenses. Uma vez que não possuem água para utilizarem gelo, resolveram apostar no humor e na crítica para a divulgação da situação em que os cidadãos se encontram.


Foto: BBC.CO.uk

"Procuramos por baldes de água, mas por aqui a água é muito importante para jogá-la em nossas cabeças. Esse desafio é para todas as pessoas que sentem compaixão pelos palestinos. Pedimos a solidariedade dos que alcançam seguidores e têm uma audiência. Não temos água, o que temos é isso", afirmou o jornalista Aloul ao Jornal Galileu, em cima de uma pilha de destroços.

Segundo um dos criadores da campanha ao The Verge, Maysam Yusef, "dinheiro não vai trazer de volta tantas almas inocentes, e será impossível reconstruir Gaza sem que os ataques israelenses cessem". Sendo assim, torna-se claro que o objetivo da campanha não é arrecadar doações ou envolver questões financeiras, mas sim a conscientização de que Israel deve parar com os ataques, encarando que os palestinos querem, por meio dos vídeos, apenas uma revolução solidária nas mídias sociais em prol da rejeição da morte de civis.



O vídeo satírico mostra a realidade de Gaza e sua destruição

Confira a matéria correspondente realizada pelo Jornal Galileu.

Comentários

Postagens mais visitadas